Formatação de Franquias e Registro de Marcas

11 de setembro de 2016

Formatação de Franquias e Registro de Marcas. como formatar franquia, como registrar uma marca Devido a várias situações que encontramos em clientes de nossa consultoria, salientamos alguns cuidados no processo de registro de marcas :

  • Atuamos de forma ética e transparente, fazemos a busca na classe correta, não havendo marcas nesta classe, montamos o processo e requeremos o registro da marca, se houver já uma marca registrada na mesma classe (por exemplo: lanchonete, restaurante, etc) avisamos o cliente e o orientamos a pensar em outra marca ou simplesmente não registrar se não houver pretensões futuras com a mesma.
Situações que já encontramos, enganando os clientes: Existem empresas que dão entrada no processo em classes completamente diferentes da pretendida com a única intenção de cobrar o cliente, como por exemplo em duas situações: – Situação 1: Loja de confecções multimarcas, a marca já estava registrada na classe confecções (exemplo), a empresa que ofertou o serviço de registro estava registrando na classe “comércio de roupas de couro”, ou seja iria registrar a marca em classe errada que de nada serviria para o cliente. – Situação 2: Lanchonete, a empresa que ofertou o serviço viu que já havia o nome registrado e requereu o registro na classe “padaria” que não tem nada a ver com a atividade do cliente. Em ambos os casos os clientes gastaram no registro em classes erradas, sem efeito. Lembre-se, sempre poderá haver oposição ao seu pedido de registro (prazo de 60 dias após publicação pelo INPI), como já orientamos em clientes, se houver alguma marca semelhante se você tem alguma dúvida, já entre com uma segunda opção de marca, não é caro e vale a pena. Como formatar uma franquia? O assunto é complexo Um resumo de como trabalhamos:
  • Padronização de procedimentos e confecção de manuais de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs);
  • Planilhas de análise financeira;
  • Elaboração de COF (Circular de Oferta de Franquia);
  • Registro de marca no INPI;
  • Registro da empresa na ABF (Associação Brasileira de Franchising);
  • Definição de perfil de franqueado;
  • Definição de perfil de regiões pretendidas para expansão da franquia;
  • Contrato de franquia;
  • Treinamento de franqueado;
  • Geolocalização do ponto;
  • Pré Inauguração e treinamento "in loco";
  • Avaliação periódica do franqueado.
  Como vender franquia? Sem me alongar:
  • Feiras;
  • Internet Marketing (autoresponders, páginas de captura, site, conteúdo, videos, depoimentos);
Aqui o importante é responder com rapidez e ter muita informação, antecipando todas as objeções que o candidato a franqueado possa ter. Este é o ponto crucial, a concorrência está grande, cada caso necessita de um estudo e plano de vendas personalizado. Precisando de orientações nos procure no busato@gruposupera.com.br .