DAVI CONTRA GOLIAS

18 de julho de 2010




Cada vez aprendendo mais...

No bairro da Boa Vista em Curitiba encontrei em uma das minhas caminhadas matinais este cenário no mínimo curioso.
Trata-se do Edson, verdureiro ambulante, que com sua banca móvel atende a vizinhança local com produtos e atendimento diferenciado.
Notem a placa de reciclagem de sacolas que ele coloca junto a banca, a outra placa de costas é de ofertas, ou seja, o Edson faz tudo igual ao gigante que podemos ver atrás da banca dele na foto, e não é só atras da foto não!
O gigante fica atrás também em preços de diversos itens que o Edson vende para sua clientela fiel que prefere comprar produtos dele do que entrar no BIG logo alí.
Relembrando o mix de marketing, os quatro P.
Produto: o Edson tem e são de aparência muito boa;
Preço: De novo ele dá um banho, alguns itens mais baratos que o gigante multinacional;
Praça: Enorme clientela fiel do dia a dia morando próximo a banca do Edson, esta praça ele domina;
Promoção: Nem precisa falar, o boca a boca, o esforço de vendas do Edson, sua placa de ofertas, exposição de produtos e a placa ecológica fecha este completo mix de marketing.
Comprei neste mercado (BIG) semanas atrás uns pães e acompanhamentos e adivinhem o atendimento do caixa!
Não me olhou, não me cumprimentou, não se despediu, completou o mix do antimarketing, seguiu a cartilha de como perder clientes.
Graças a pasteurização de atendimento que vemos nestas empresas que milhares de Edsons vão continuar nos surpreendendo.... e aprendendo...
Para dicas de Marketing & Criatividade baixe nosso livro gratuito no http://www.gruposupera.com.br/

abs. Lorenzo Busato