Você sabe o que é liderança???

Você que é ou está se tornando líder de uma equipe, primeiro olhe para estes dados:
Cerca de 40% dos funcionários de um empresa não entendem os objetivos que lhe são determinados por suas empresas;A grande maioria não consegue perceber como, através do trabalho que executa, pode contribuir para o atingimento dos objetivos;Esses profissionais não conseguem ver a fotografia da empresa como um todo;Eles também não entendem muito bem o seu papel na organização em função dos objetivos, do cumprimento da missão, do fortalecimento da marca e da fidelização dos clientes.Fonte: Discovery Surveys/EUA (pesquisa realizada com mais de 50 mil funcionários).

E agora me diga, qual é a missão de sua empresa? Teve que ler no site da empresa? Você tem grandes problemas se teve que “colar”.
O maior problema que encontro em liderança empresarial é a completa ausência de metas claras para cada colaborador outro é a falta de comunicação, a liderança se conquista na medida em que controlamos desempenho e indicadores, isto serve para qualquer tamanho e tipo de empresa.
Se você tem um posto de combustível, tenha metas de: vendas de lubrificantes, venda de aditivos, acessórios, na conveniência controle: lucro, venda de bebidas, fast-food, e outros grupos de produtos, assim seus colaboradores estarão “antenados” a todos os produtos e não esquecerão de nada que importa para você.
Se você tem farmácia: percentual de genéricos/similares versus referência, ticket médio, percentual de conveniência ou perfumaria versus faturamento total.
Em supermercado: check list por setor, índice de faltas, lucro (açougue, panificadora, FLV), venda por caixa, por gôndola ou corredor, etc.
Mas nunca esqueça da contrapartida: reconheça os bons resultados publicamente.

Uma ferramenta que utilizo muito é o “termômetro de vendas”, trata-se de um gráfico de barras que coloco no mural dos funcinários com suas vendas diárias, pode ser feito até em um papel quadriculado, cada quadrinho pintado equivale a tantas unidades ou Reais (R$) vendidos por funcionário.

Nenhum funcionário quer ficar atrás dos outros e esta representação gráfica evidencia claramente quem está fazendo acontecer e quem está deixando acontecer.

Se quiser um exemplo desta planilha me mande um email ( busato@gruposupera.com.br ), forneço gratuitamente, só lembro que a liderança se conquista através da cobrança e acompanhamento diários. Se você colocar este gráfico na parede e deixar de preencher um dia sequer sua equipe o desacreditará, se atualizá-lo semanalmente os números se perdem junto com a motivação.

Boa sorte !!!

Posted in: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *