Postos de Combustíveis – Como Enfrentar a Concorrência ?

como vender mais no posto

Postos de Combustíveis – Como Enfrentar a Concorrência ?

O mercado evolui sempre, nem sempre em uma direção boa, mas te pergunto: Qual seu maior concorrente?

Já pensou? Posso te afirmar que teu maior concorrente ainda não chegou, e ele vai vender mais barato, oferecer mais serviços e fazer mais barulho que você faz.

Parece um cenário catastrófico, mas a solução é você sempre se renovar antes que isso aconteça.

Vamos para algumas soluções:

Posto de Combustível é uma denominação ERRADA! O correto é Posto de Serviços, os americanos chamam há décadas de Service Station, por que nós ainda não aprendemos isso?

Você deve:

  • Ter uma conveniência adequada ao seu mercado, com layout planejado para estimular compras por impulso, o carro chefe de qualquer conveniência deve ser o fast food, ou opções de alimentação que garantem mais margem, o pessoal da conveniência DEVE ser comissionado sobre superação de metas (Conheça nosso DVD Treinamento Prático para Conveniências AQUI).
  • Ter a melhor equipe da cidade, e isto só se consegue com muito treinamento, o treinamento deve abordar: atendimento, qualidade pessoal, trabalho em equipe, segurança, produtos (combustíveis, lubrificantes e aditivos) quem não conhece a diferença de um combustível aditivado e comum não vende, muito menos aditivos que dão uma margem ótima para o posto, o frentista que não sabe equivalência de lubrificantes deixa de vender a sua marca. As vendas devem ser acompanhadas diariamente em um quadro que chamo de painel de controle das vendas. Em treinamentos para postos já cansei de zerar estoque de aditivos, simplesmente acompanhando os frentistas na pista, mostrando na prática.
  • Sugiro o DVD Treinamento Prático para POSTOS conheça AQUI.
  • Redução de custos: corte custos desnecessários diariamente, isto significa um ótimo controle de estoques, fazer boas compras (negociação), hoje é muito viável a geração de energia solar (fotovoltaica), vários postos reduziram em até 90% seu custo com energia com um investimento que retorna em média em 5 anos (Solicite um orçamento sem compromisso AQUI).
  • Marketing: Use as redes sociais (Facebook e Instagram estão funcionando muito bem), sendo seu posto de rodovia ou cidade, invista um pouco na divulgação (FaceAds) o retorno é muito bom, coloque conteúdo, fotos de produtos, e também ofertas.
  • Email marketing: ainda funciona e muito bem, se você é de rodovia, consiga emails das transportadoras e mande uma carta de apresentação do seu posto (espero que seu posto tenha um site mostrando sua estrutura…) capture mais emails na sua página do Facebook e aumente sua base de emails. Existem ferramentas gratuitas para fazer isso, todas muito simples de utilizar, mas não conheço muitos postos que utilizam, estes já saíram na frente…
  • Sinalização de pista/canteiro: Chame a atenção para quem passa na frente do seu posto, um canteiro mal cuidado remete o pensamento que o combustível também não é muito cuidado (qualidade) e falando em qualidade faça testes na pista para que seu cliente veja a transparência, já fiz muitas vezes em clientes meus de consultoria.
  • Pesquise preços dos concorrentes diariamente: ou mais de uma vez ao dia, sua venda é extremamente sensível ao preço, não fique para trás nunca! Nem tome iniciativa de baixa mais que os concorrentes.
Conclusão.

Tudo isso que mencionei é muito simples, mas dá trabalho e exige organização, o que posso garantir é que trás resultados, meus treinamentos em vendas dão resultados já no mês seguinte (ex posto que vendia 14 aditivos/mês para para 130 ou mais).

Quem trabalha assim e reinveste parte do lucro na capacitação e divulgação do seu posto não precisa se preocupar com concorrência.

Se gostou das dicas (ou não) deixe seus comentários.

Se quiser saber mais sobre nosso trabalho em postos (mais de 120 atendidos) clique AQUI