5S – Ferramenta para organizar sua empresa – Vantagens e armadilhas.

Olá. Hoje vamos falar sobre uma metodologia de origem japonesa chamada de metodologia do 5S. 

Primeiro para que serve essa metodologia? Serve para organizar melhor a sua empresa através dos cinco censos ao 5s da língua japonesa. 

Eu trouxe uma apresentação para vocês aqui então vamos embora. Então quais são 5s?

O primeiro é o Seiri o segundo é o Seiton, depois vem o Seiso, Seiketsu e Shitsuke,  vou explicar para vocês de uma maneira mais mais prática. 

Então primeiro o S que é o Seiri, é o senso de utilização, ou seja você vai fazer um descarte geral, um verdadeiro pente fino na sua empresa, se for uma empresa de transporte você vai começar fazendo isso pela diretoria, pelos escritórios e depois passar pela área operacional, e assim por diante. 

Se você for a uma indústria, da mesma forma, primeiro a diretoria, a gerência, a área operacional, depois o chão de fábrica e assim por diante. 

O que vai gerar de benefícios neste primeiro S é a economia de espaço na sua empresa, muitas vezes você tem um estoque tomando espaço ou peças inúteis, materiais inúteis gerando um custo para você.

Então primeiro esse descarte geral seria senso de utilização. 

Mas um detalhe, gostaria de falar para vocês que nós já começamos a implementar o 5S em algumas empresas e algumas não deram certo porque quem deve primeiro comprar a ideia é justamente a diretoria.

Quem tem que botar a mão na massa primeiro é a diretoria, e se a diretoria da empresa não está comprometida com a implementação dos 5S, com a organização da empresa, os seus funcionários vão perceber isso e também não vão aderir. 

E o pior de tudo é o efeito colateral que na próxima vez que você quiser implementar um sistema de qualidade como o 5S, por exemplo, o pessoal já vai esperar que não dê certo. 

Vão dizer que é mais uma consultoria é que não vai não vai pegar na empresa. 

Então uma vez tomada a decisão de iniciar esse sistema, a diretoria da empresa tem que participar cem por cento comprometida com a consultoria e com o processo de implementação dos 5s. 

Outra utilização de 5s é que ele prepara a sua empresa para a implementação das normas ISO porque ele vai te dar toda essa essência de disciplina de limpeza e organização, e a equipe vai estar preparada já pra absorver um sistema de qualidade mais rígido, completo e auditado. 

O segundo  S é o senso de organização, do que ele é composto: Cada um no seu quadrado, cada ferramenta no seu painel, identificando cada documento,  cada gaveta, cada setor

Nós utilizamos caixas de organização, painéis de ferramentas organizados entre outras ferramentas. 

Qual o benefício deste segundo o censo? 

Economia de tempo. 

Ou seja as pessoas que vão buscar um grampeador,  um furador de papel ou uma chave de fendas já sabem onde essas ferramentas vão estar. 

Esse é o seu grande benefício do senso de organização. 

Mais uma vez a diretoria tem que estar comprometida. 

As equipes têm que estar comprometidas também. 

Aí vem uma boa implementação e uma boa linguagem da consultoria que vai fazer isso pra você se tornar prático e eleger um comitê do 5S dentro da empresa, ter um quadro de acompanhamento da implementação do 5S, assim como os responsáveis, os setores e os prazos para implementação. 

Nós trabalhamos com a metodologia de fazer uma auditoria semanal ou quinzenal da implementação do 5S com reuniões periódicas com esse comitê. 

Fazemos palestras também para toda a equipe da empresa para que eles saibam qual é o objetivo desse trabalho e quais são seus benefícios. 

Isso é bastante importante. Todos os funcionários podem te ajudar desde que eles saibam as vantagens de aplicar um sistema desses. 

Ainda temos o terceiro S que é o SEISO, uma vez descartados os materiais que não têm utilidade na empresa, nós vamos manter a empresa limpa e conservada. 

Ou seja, desde banheiros e escritórios. Como se pode ver aqui, a limpeza também tem a ver com os funcionários, com padrões de limpeza e higiene pessoal e condições de trabalho. 

Aqui implementamos o manual do colaborador, que tem uma série de políticas na empresa para os colaboradores assim que eles entram na empresa. 

Ele recebe esse manual sabendo que ele pode que ele não pode fazer,  o que acontece muito de errado nas empresas que nós vimos hoje, as pessoas entram e não sabem se podem trabalhar com barba, se pode comer na área de trabalho e acabam sendo repreendidas por isso, sendo que um simples manual já dá todas as regras na entrada dos novos funcionários. 

Eu trabalhei numa grande multinacional do ramo de petróleo e me entregaram depois de assinado o contrato de trabalho e tudo mais, o manual do colaborador, com cópias em preto e branco, grampeado, muito simples, dizendo que eu não podia usar barba mal cuidada, que eu tinha que andar com a roupa passada, com um sapato lustrado e assim por diante. 

Pergunto: Uma pessoa que tem que falar inglês, com pós graduação para poder entrar numa empresa dessa, precisa ter esse tipo de orientação?. 

Eu digo que precisa sim, as pessoas devem ter esses manuais e essas políticas por escrito, e os funcionários assinam um termo de recebimento, mas isso é um tema para outro debate. 

Então vimos os três primeiros S,  o quarto S é o Seiketsu, Padrões e saúde.

Aqui nós vamos ver analisar o ambiente de trabalho, iluminação, condições de trabalho, ergonomia da empresa e implantar atividades como como ginástica laboral, que profissionais do SESI ou SENAI desenvolvem em várias cidades e  fazem isso até de maneira gratuita.

O objetivo dele é manter o S anteriores e envolver toda a equipe na importância da limpeza, organização, descarte e utilização dos materiais dentro da empresa e convocá-los a trabalhar numa maneira positiva para manter os três primeiros passos. 

E finalmente chegamos ao quinto S que é o Shitsuke. 

Senso de disciplina. 

Aqui nós entramos com ética e valorização das pessoas dentro da empresa. 

Nós temos uma série de ferramentas de gestão de pessoas, desde a avaliação periódica de desempenho, onde a consultoria implanta em postos de combustíveis, mercados, lojas, indústrias, ou seja, em qualquer empresa nós conseguimos implementar ferramentas de gestão de pessoas para que as pessoas sejam avaliadas periodicamente e também possam avaliar sua empresa. 

Assim elas se sentem valorizadas e você tem como ferramenta a opinião dos colaboradores para saber onde vocês vão atuar na questão de reconhecimento, ambiente de trabalho, gerência e liderança, calor humano dentro da empresa, são vários itens que nós avaliamos

O mais importante de tudo na implementação e fazer no tempo correto, com as pessoas certas e orientando-as, assim não será preciso supervisão para manter o 5S sistema do 5S.

Mais uma vez lembro que o 5S é uma ferramenta que facilita muito a implementação dos sistemas de qualidade ISO na sua empresa, querendo saber mais como nós implementamos o 5S nas empresas, podem entrar em contato com o WhatsApp 46 98802-2735 ou pelo busato@gruposupera.com.br assim podemos conversar como nós podemos ajudá-lo a implementar da maneira correta o 5S na sua empresa. 

Não tente fazer isso sozinho pelo menos converse com empresas que já fizeram com sucesso a implementação do 5S, assim você vai garantir que ele vai ser iniciado e finalizado da melhor maneira possível.

Acesse nosso site www.gruposupera.com.br e conheça mais ferramentas para gerenciar e divulgar sua empresa